RADIOLOGIA RAIO-X

A Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto conta com diversos aparelhos de raio-x para atender a população do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e também aos de convênio e particulares de diversas cidades, tanto que estejam internados quanto para os que não estão hospitalizados, mas têm exame agendado. Esses equipamentos são de diversos tipos e estão espalhados por vários setores da Santa Casa, como emergência SUS, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva geral e neonatal e nas salas de exame. No hospital, assim como em outros locais, a radiologia convencional é a técnica de diagnóstico por imagem mais utilizada, principalmente as radiografias de tórax e as esqueléticas para detectar fraturas, por exemplo.

Em um aparelho simples, com mesa, os tubos de raio-x atravessam o organismo e tiram uma “foto” do que encontram por dentro. O raio-x é muito utilizado para avaliar tórax, abdome, crânio, columa vertebral, seios da face, mãos, pés, dedos e ossos em geral. Os funcionários e acompanhantes utilizam equipamentos de segurança, como avental plumbífero e protetor de tireóide, que protegem da radiação durante a execução dos exames.

A equipe que compõe esse setor na Santa Casa é formada por médicos radiologistas, enfermeira, técnicos em radiologia e recepcionistas. Eles atuam em diversos locais do hospital, como na sala de raio-x propriamente, mas também na sala de laudo, centro cirúrgico, emergência do SUS e outros departamentos, quando solicitados.